Você está na idade da pedra

Parece que você está navegando em um iStone, pois o seu navegador não suporta javascript ou o seu javascript está desativado. Por favor, ative o javascript e recarregue a página.

Método “MOD RGB via OSD com Muxing”, deixe sua TV como um Arcade, por MarkOZLAD – Lucre Bem
Conheça os benefícios de tornar-se um autor no Lucre Bem.
Saiba +

Método “MOD RGB via OSD com Muxing”, deixe sua TV como um Arcade, por MarkOZLAD

5
(7548)

Tem um mod rgb via que foi desenvolvido no fórum Shmups e é considerado superior ao mod RGB tradicional que utiliza Switch 4PDT para TVs que possuem um chip com menu OSD (On-Screen Display) e eu tive a satisfação de conversar com o criador do mesmo quando fui fazer meu mod rgb via chip Micronas, onde o mesmo inclusive disse que eu não precisaria utilizar o Mod Muxing. Este foi primeiro método que descobri em 2021 quando eu ainda estava pesquisando sobre o assunto, foi quando tive a oportunidade de falar com o Mark, depois compartilhei esse método em grupos internet afora, mas a maioria das pessoas não costuma entender o funcionamento deste método, portanto, estou traduzindo e adaptando o artigo original ao meu modo, incluindo também um pouco da minha experiência.

O Mod Muxing é indicado para TVs que possuem Jungle Chip e Microcontrolador separados.

Menus OSD normalmente são ativados de forma eletrônica através de uma alimentação de 5v em um dos pinos do chroma chip (geralmente conhecido por pino YS). Tradicionalmente, este comportamento é utilizado para injetar nosso sinal RGB e assim substituir o menu OSD com o sinal RGB, porém, uma das desvantagens deste método arcaico é que você ficará incapacitado de enxergar o menu OSD da TV, por que você precisa cortar o sinal original do microcontrolador para então injetar o RGB e impedir interferência (caso fosse fazer ligação direta). Isso significa que o menu da TV vai sumir, sim, aquele menu onde tem Cor, Sintonia, Som, essas coisas da TV CRT, caso ela use o menu de serviço digital. Algumas pessoas “resolvem” esse problema com a utilização de um Switch 4PDT ou 6PDT, que irá permitir alternar entre as conexões de fábrica e o MOD RGB via OSD. Isso não é o ideal e é This is unideal e é um baita de incômodo, mas de certa forma… funciona.

O método Muxing visa melhor esse setup de modificação RGB via OSD, permitindo que o sinal do menu OSD seja atrasado (misturado) no sinal RGB que está sendo injetado no Jungle Chip da TV. Outra vantagem de tal método é que ele mata dois pássaros numa pedrada só, ou seja, ele elimina a necessidade de se utilizar o switch 4PDT/6PDT que faz a troca de sinais, isso resulta em um MOD RGB mais limpo e mais com cara de “configurações de fábrica”. De qualquer forma, talvez você ainda vá querer um switch pra ativar/desativar a blanking line no pino YS, ou talvez você esteja dependente da saída de 5v do seu cabo RGB SCART, que é fornecida via pino 16 do cabo, e assim você vai utilizar esses 5v para ativar a blanking line no Jungle Chip da TV. Esse método atualmente é o mais fiel a “configurações de fábrica” por que a troca de sinais é feita automaticamente, dispensando completamente a necessidade de switches externos.

Antes de começarmos, quero deixar claro de que tudo o que está escrito aqui só pode ser realizado por um técnico em eletrônica ou por alguém que saiba exatamente o que está fazendo. Esse processo envolve manipulação de circuito de alta tensão e de tubo de imagem que funciona da mesma forma que uma máquina de raio-x, com tensões que podem ir de 1 volt à mais de 30 mil volts, podendo matar uma pessoa, seja eletrocutada ou seja por parada cardíaca. É OBRIGATÓRIO descarregar o tubo de imagem de forma segura antes de mexer em qualquer coisa aqui, e é necessário também descarregar os capacitores da placa de circuito impresso, e tudo isso deve ser feito com a TV desligada FORA DA TOMADA. Não faça isso se você não souber o que está fazendo, não arrisque. Eu (o autor) não me responsabilizo por absolutamente nada que você fizer com a sua TV, e nem com a sua vida, toda e qualquer responsabilidade pelos seus atos é integralmente SUA. Esteja avisado.

! ATENÇÃO !

O método de MOD RGB OSD via Muxing irá variar de acordo com a marca e modelo de TV de tubo (CRT) que você estiver utilizando, portanto, as instruções para se fazer o MOD RGB em cada modelo de TV estarão na documentação de cada uma delas, e não aqui, algumas TVs inclusive não possuirão suporte ao MOD RGB via OSD. Os valores de resistência suportados necessários para se criar o seu mod de mistura de sinal RGB com o sinal OSD estão disponível na tabela abaixo, onde você também terá de comparar com os valores disponíveis no esquemático da sua TV CRT. Foi disponibilizado um exemplo de circuito de MOD RGB via Muxing logo abaixo, em uma imagem separada, é apenas um exemplo para servir de referência. Os diodos nas conexões OSD são opcionais, mas tenha em mente que você irá precisar de diferentes valores de resistência dos diodos que estão presentes na conexão OSD (veja o gráfico).

Requisitos Básicos Universais

Seu chip Jungle (também conhecido como Chroma Chip ou Chroma Jungle) deve possuir entradas analógicas de RGB (este método específico não funciona com entradas digitais). Tais entradas geralmente são utilizadas pelo microcontrolador da TV, que manda o sinal OSD para elas, se você seguir o circuito que leva ao CI microcontrolador (também chamado de Micon ou Microcomputador) que gera o sinal OSD e faz outras funções não relacionadas ao OSD, isso vai facilitar para que você descubra onde estão as entradas no chip Jungle. Caso você não consiga encontrar o Chip Jungle no esquemático da TV, ele é sempre o último circuito integrado na linha do sinal RGB antes de enviar o sinal para a neckboard. Uma coisa que você pode fazer é descobrir onde fica o sinal RGB na neckboard e então segui-lo da neckboard até a placa principal, assim você encontrar o CI responsável pela entrada e saída do sinal RGB, o Jungle Chip.

  • Se seu JIC (Jungle Chip) não tiver entradas RGB, você não será capaz de realizar este método.
  • Se seu Jungle tiver entradas digitais, você não pode utilizar este método (conforme já informado). Para descobrir se a entrada é digital ou analógica, você deverá estudar o datasheet do chip Jungle ou do chip microcontrolador. Alguns chips jungle suportam ambos os tipos de sinais e a troca de sinal só pode ser realizada via EEPROM, o que geralmente não é possível. Caso você não possua os datasheets, às vezes é possível descobrir o tipo de sinal se você olhar no esquemático do chassi da tv. Caso você não veja nenhum capacitor de acoplamento ou resistores aterrados na linha sinal OSD RGB, então é bem capaz que o sinal seja digital. Se você alimentar o pino da Blanking Line com 5v e conseguir uma imagem completamente branca, significa que o sinal é digital de um OSD If you feed 5v to the blanking pin and get a full white screen instead of a full black screen it means its a digital subtrativo e não modificável, mas atenção: Mesmo se a imagem for branca, mas tiver relevo dos objetos da imagem, você pode estar se deparando com outro tipo de TV, nesse caso muito provavelmente é um Chip Micronas, tenho um tutorial próprio para MOD RGB OSD via Chip Micronas aqui.
  • Se seu Chip Jungle tiver entradas RGB não utilizadas, você pode deixar o método Muxing de lado e conectar seu MOD RGB diretamente nelas, apenas certifique-se de que irá utilizar os resistores de 75ohm em cada sinal de cor do RGB, coloque também um capacitor cerâmico de 0.1uF na entrada de cada pino do RGB no Chip Jungle. Lembre-se de que o pino da Blanking Line/Gatilho de entrada geralmente precisa ser alimentado com 5v, e esses 5v você consegue do próprio Jungle Chip ou de alguma outra parte do circuito da TV, verifique o esquemático da TV para descobrir de onde tirar os 5v.

Lista de TVs de tubo (CRTs) testadas com o método MOD RGB via OSD com Muxing

Esta lista está sendo autualizada automaticamente a medida em que mais TVs estão sendo adicionadas ao banco de dados:

Créditos

O método Mux é uma cortesia de MarkOZLAD, do Fórum Shmups.

Tabela de valores de resistência

Clique aqui para visualizar a imagem com zoom

Diagrama do circuito

Pode ser necessário manter os resistores de fábrica na parte do divisor de voltagem. Lembrando que o diagrama aqui presente é apenas um exemplo para servir de base.

rgb-muxing-exemplo

Artigo original: https://crtdatabase.com/modding/rgb-via-mux

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7548

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Conheça as pessoas que tornaram este conteúdo possível

Se você gostou do conteúdo, considere fazer uma doação para os colabadores listados logo abaixo, pode ser apenas o valor de um cafezinho:

Você também poderá se interessar por:

27
Mar
Photos

Do fracasso ao sucesso – Ele chegou até mesmo a desistir

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Como se portar diante de Americanos (Estadunidenses) na vida pessoal e no mundo dos negócios

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Será que os liberais são mesmo a raiz do problema? Conheça a religião de todas as religiões

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Mercado promissor – O seu próximo negócio: Revender hospedagem de sites

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

11 homens de sucesso, reais e fictícios, que poderão servir como lição de vida para você

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Pontos negativos do Hotmart – O que você precisa saber

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

O futuro da humanidade e a skygatonet

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

DMCA.com Protection Status

Bloqueador de anúncios detectado / Adblocker detected

Adblock

🇧🇷 Anúncios são a nossa principal fonte de renda.
Por favor, adicione o nosso site à lista de exceções do seu bloqueador de anúncios, caso queira visualizar o conteúdo. Prometemos não te incomodar com anúncios popups invasivos. Alguns navegadores, como o Brave, utilizam um bloqueador de anúncios nativo, então pode ser necessário que você abra dois bloqueadores para adicionar o nosso site às listas de exceções.

🇺🇸 Ads are our main source of income. Please add our website to your ad blocker whitelist, if you want to see the content. We promise not to display invasive pop-up ads.
Have in mind that some browsers, such as Brave, use native ad blockers, so you may need to open both blockers to whitelist our website.