Favor ativar o javascript para poder utilizar este site.

Please enable javascript in order to use this website.

O vazamento de GTA 6 segundo uma visão libertária, empreendedora e “espiritual” – Lucre Bem

O vazamento de GTA 6 segundo uma visão libertária, empreendedora e “espiritual”

5
(26)

INTRODUÇÃO

Não é mais novidade pra ninguém que foram vazadas imagens, vídeos e testes; e FONTES ALEGAM QUE ATÉ MESMO vazaram o código fonte de GTA VI nesta segunda semana de Setembro de 2022. Muitas pessoas fãs de GTA (mas pode ter certeza de que boa parte não é fã da Rockstar) estão desesperadas quanto ao rumo de GTA de agora em diante, como se as tretas internas na Rockstar já não fossem o suficientemente preocupantes, agora gente de dentro da empresa resolveu chutar o pau da barraca de vez. Aqui neste link tem uma Playlist, do canal Central, com mais de 60 vídeos dedicados à atmosfera cabrerosa que perdura nessa empresa, sim, uma playlist só para falar de coisas ruins que já aconteceram na Rockstar e que a Rockstar já fez.

EXPLICAÇÃO PARA QUEM ESTÁ POR FORA DOS TERMOS TÉCNICOS

First things first, para quem não sabe, o código fonte é a parte mais importante em um Video Game (ou game para as más línguas), um jogo eletrônico pode ter tudo vazado, como gameplays, arte conceitual, testes realizados, músicas, etc, mas nada é tão grave quanto vazar o código fonte, porque o código fonte é literalmente a alma do jogo, é nele onde tudo será programado (como a inteligência artificial), nele inclui a Engine do jogo e os códigos relacionados às animações, vozes e filmes da trama do jogo. O vazamento do código fonte de um jogo, ou de qualquer programa de computador, é como um escritor famoso concluir um livro, salvar os arquivos do livro apenas em seu laptop, mas por descuido perder o computador, porém, uma pessoa que conhece tal escritor viu onde esse computador foi perdido.



ANUNCIE AQUI, ENTRE EM CONTATO

CONSEQUÊNCIAS DO VAZAMENTO

Agora imaginemos que quem pegou o computador do escritor, e para o azar do escritor, resolva entrar em contato com ele, de forma anônima, informando que está com o laptop e que se não for pago um resgate pelo computador (e os dados), essa pessoa irá registrar a obra em nome dela, ou pior: jogar os arquivos na internet pra ver o circo pegar fogo. Pois saiba que é exatamente isso que está acontecendo com a Rockstar: Várias fontes da internet, incluindo o conhecido Tecnoblog, estão reportando que o hacker que vazou os 90 vídeos de GTA 6 também está tentando extorquir a Rockstar para que ele não vaze o código fonte na internet.

Imagine há quantos anos a Rockstar está desenvolvendo esse jogo, você sabe? Segundo relatório, a Rockstar está desenvolvendo GTA VI desde 2014, mas talvez estejam desenvolvendo desde pouco antes de terem lançado GTA V, enfim, de qualquer forma, o ano oficial é 2014. Imagine também que agora a Rockstar provavelmente vai ter que reescrever o código do zero, porque se o código estiver realmente nas mãos de terceiros, concorrentes vão adorar pagar por ele, por exemplo.

MAS É TÃO GRAVE ASSIM?

Bem, a Rockstar se meteu numa fria tão grande, que tenho por mim (um palpite do autor), que esse vazamento pode inclusive derrubar drasticamente as ações da empresa, empresa que no aspecto interno já não vai bem, e não vai bem mesmo.

GTA VI está em desenvolvimento há 8 anos, há 8 anos estamos jogando o mesmo GTA V requentado de 2013, onde vários modders inclusive já melhoraram e muito os gráficos do jogo, adicionando até mesmo tecnologia de Ray Tracing aos mods, porém, como todo bom discípulo da Nintendo querendo fazer graduação de faixa, a Rockstar resolveu amedrontar os modders de outros títulos de GTA, como GTA Advance PC Port Beta 2, The Lost and Damned Unlocked for GTA 4 e GTA IV EFLC The Lost And Damned (65%), segundo o canal Central, os modders também iriam enfrentar a Rockstar nos tribunais, enquanto que em GTA V a empresa deixou claro que mods não são permitidos no modo online.

Provavelmente os mods de GTA V só não foram derrubados porque os modders não tinham acesso a seu código fonte, ATÉ ESTA SEMANA, em que surgiu a notícia alegando que o código fonte de GTA V também foi vazado, portanto, se ambos os códigos de GTA V e GTA VI foram vazados, isso significa que assim que os modders tiverem acesso a tais códigos, GTA V será transformado em um jogo completamente diferente pela comunidade dos modders, e eis mais uma dor de cabeça para Rockstar: o drástico aumento da pirataria em seu GTA mais vendido, GTA V, sem que ela ainda sequer tenha terminado de desenvolver GTA VI.

Uma mensagem da Rockstar Games

Recentemente, sofremos uma invasão de rede na qual terceiros não autorizados acessaram e baixaram ilegalmente informações confidenciais de nossos sistemas, incluindo
filmagens de desenvolvimento para o próximo Grand Theft Auto. Nesse momento,
não prevemos nenhuma interrupção em nossos serviços de jogos ao vivo nem
qualquer efeito de longo prazo no desenvolvimento de nossos
projetos.
Estamos extremamente desapontados por haverem quaisquer detalhes do nosso próximo
jogo compartilhados com todos vocês dessa maneira. Nosso trabalho no próximo jogo de Grand
Theft Auto continuará conforme planejado e permanecemos mais comprometidos do que nunca em entregar uma experiência para vocês, os nossos jogadores, que realmente supere suas expectativas. Vamos atualizar a todos novamente, em breve e, é claro, iremos apresentá-lo adequadamente a esse jogo quando o mesmo estiver completo. Queremos agradecer a todos por
seu apoio contínuo através desta situação.

A equipe de jogos da Rockstar

Podemos concluir então que não apenas a Rockstar pode estar à mercê de perder milhões, ou até bilhões, de dólares com GTA VI que ainda nem foi lançado, como também pode perder as vendas de seu melhor GTA até o momento, o GTA V, que por sinal já é vendido a um preço bem baixo na Steam, já que é um jogo antigo. Imagine uma empresa de video games famosa em todo o mundo tomar um tombo pesado nos seus dois melhores jogos.

SOBRE OS CONFLITOS INTERNOS NA ROCKSTAR

GTA VI está em desenvolvimento há 8 anos não apenas pela questão técnica, mas também devido aos inúmeros conflitos internos que a empresa vem enfrentando, principalmente, nos últimos anos. O aspecto ideológico tomou conta da empresa, portanto, tem havido muitos problemas em relação a fazer um GTA politicamente correto ou não, inclusive funcionários antigos vem deixando a empresa por não suportarem mais o ambiente hostil no qual a empresa se tornou, funcionários como Lazlow Jones, um dos maiores Roteiristas da Rockstar Games, que deixou a empresa após 20 anos, há inclusive ex-funcionários da Rockstar que relataram condutas abusivas dentro da empresa.

UMA VISÃO LIBERTÁRIA E EMPREENDEDORA ACERCA DO VAZAMENTO DE GTA VI

Nem mesmo o ambiente corporativo e as empresas estatais estão livres da auto-regulação do mercado, onde mercado pode ser entendido como a livre interação entre as pessoas na disputa por recursos escassos, assim como é explicado na praxeologia, ou seja, a economia não trata de coisas ou de objetos materiais tangíveis; trata de homens, de suas apreciações e das ações que daí derivam, já dizia Ludwig von Mises, em seu livro Ação Humana – Um Tratado de Economia. Isso significa que todo CEO, empresário e administrador de empresas deve também ter conhecimento prático de inteligência emocional e empreendedorismo. Não basta apenas saber administrar um empreendimento, pois funcionários não são androides, são pessoas reais, de carne e osso, dotadas de racionalidade, sentimentos e emoções (tem que explicar isso, por que muita gente “não sabe”). É senso comum que pessoas são tão emocionais quanto racionais, não é à toa que existem inúmeros livros de liderança, como A Arte da Guerra. E não é à toa, também, que pessoas como Martin Luther King, “Alexandre, o Grande”,  Abraham Lincoln (e certos monstros ditadores) conseguiram tantos seguidores para as suas causas, inclusive GTA surgiu dessa forma, pois Sam Houser durante os projetos de GTA fora descrito pelos seus funcionários como um profissional idealista, esforçado e carismático, o problema é que Houser não tinha princípios (e provavelmente ainda não tem), portanto, seu idealismo carecia de ponderação racional, enquanto ele era muito severo com os funcionários. Sam Houser exigia total lealdade e não aceitava ser contestado em nada, e qualquer pessoa inteligente sabe que esse é o caminho mais rápido para se afundar uma empresa, pois foi o que aconteceu: a Rockstar começou a afundar quando, além do assédio moral por parte de Sam Houser contra os funcionários, a empresa também perdeu Dan Houser, irmão de Sam Houser, que do nada decidiu que iria sair da empresa, e ele era basicamente o cara que botou em prática todas as ideias de Sam Houser, ou seja, o escritor, mas eu diria roteirista, já que jogos são como filmes.

Funcionários não são como membros de uma gangue, como Sam Houser achava (ou talvez ainda ache), funcionários estão sucessíveis a mudarem de empresa se o ambiente de trabalho atual não estiver favorável e assim eles levam segredos da empresa com eles, eles levam informações com eles, eles levam embora sua experiência, sua lealdade, seu empenho, eles podem se tornar concorrentes, e podem virar concorrentes até mesmo por vingança, e por falar em vingança, eles podem usar o peso da lei contra a empresa. Um ambiente empresarial é qualquer coisa, exceto uma gangue. Numa empresa ninguém é seu amigo, salvo casos excepcionais, ninguém é tão leal ao ponto de fazer de tudo por você, existem pessoas que puxam o seu saco na intenção de um dia puxarem o seu tapete, existem pessoas que são espiões de outras empresas, existem pessoas que podem ser até mesmo assassinos, enfim, existe todo o tipo de gente numa empresa, exceto gente com mentalidade sectária. Uma empresa não é uma seita onde se exige obediência cega dos funcionários, como Sam Houser exigia (e talvez ainda exija), uma empresa é um lugar onde cada um tem interesses próprios e cuja a única obrigação de cada um é trabalhar em prol da empresa, para assim poder atender aos próprios interesses, seja visando uma promoção, visando ganhar mais comissões, visando ficar amigo do chefe para poder trabalhar menos sem receber menos, etc.

Pessoas agem de forma a atingirem fins, elas não se comprometem com causas se elas não se beneficiarem com as causas, mesmo que elas não se beneficiem financeiramente ou algo do tipo, ainda assim elas podem participar das causas apenas para terem, depois, o direito de dizerem que elas participaram de determinados projetos, pode ser por motivos religiosos/espiritualistas também, pra “ficarem bem na fita com Deus”. É assim que o mundo funciona, as relações humanas são feitas de trocas, indivíduos disputam recursos escassos, entram em conflitos com outros indivíduos, resolvem conflitos de outros indivíduos, são passados para trás por outros indivíduos, passam outros indivíduos para trás, etc, e tudo visando realizar motivos egoístas. O egoísmo em si não é algo ruim, não confunda egoísmo com egocentrismo, mas o egocêntrico é o egoísta que se esqueceu dos outros, é o ganancioso, como Sam Houser foi com os funcionários da Rockstar que hoje falam mal da empresa, já o egoísta apenas age em prol dos outros de forma a preencher as próprias necessidades, como o irmão de Sam Houser está fazendo hoje em outra empresa de games.

UMA VISÃO “ESPIRITUAL” ACERCA DO VAZAMENTO DE GTA VI

Existe um detalhe que a maioria das pessoas não considera hoje em dia: o Karma.
Definição de Karma:

Encadeamento de fatos supostamente fatais, fatalidade; fado, sorte ou, ainda, entidade misteriosa que determina as vicissitudes da vida (Michaelis: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Melhoramentos, 1998).

E certamente que Sam Houser é alguém que está andando e KH[Kingdom Hearts]-Ando para o conceito do que é Karma, porém, até mesmo impérios inteiros já caíram ou surgiram por causa de tal princípio universal, por exemplo, se um determinado povo de um determinado país se deixa levar pelo hedonismo, logo esse povo começa a abandonar a moral, a ética e suas práticas espirituais, torna-se arrogante, criminoso, preconceituoso, desonesto, o país se corrompe e um país corrompido terá governantes corruptos e corruptores. Tal sistema terá apoio direto e indireto do povo, pois um governo é o reflexo de sua nação, e os governantes, sendo egocêntricos como são, começam a fazer coisas como “vender” o país para quem pagar mais, para grupos estrangeiros como máfias, começam a tomar conta do país, tem-se então a ruína de um “império” e o “surgimento” de outro.

No caso da Rockstar, eu não posso dizer com exatidão, mas em minha opinião a Rockstar vai ruir, e ruir de vez, por que ela já não está bem. E será que isso será culpa de Sam Houser? Não completamente. A culpa será de todos os envolvidos que abusaram moralmente dos funcionários e, também, testaram a paciência dos clientes várias vezes, como aconteceu, não faz muito tempo, com o lançamento de GTA: The Trilogy, um jogo que saiu todo bugado, com glitches e com gráficos problemáticos e horrorosos.

Pior do que gerar um Karma negativo, após maltratar os funcionários da empresa por tanto tempo, é gerar um Karma negativo após IRRITAR clientes SITUADOS EM TODO O MUNDO. Imagine centenas de milhões de pessoas sentido ódio por uma empresa e seus patronos, agora imagine que todo esse ódio é uma Genki Dama invisível que cedo ou tarde será jogada contra a sede da SUA empresa. A sua função enquanto dono, CEO, figura influente na empresa, é de fazer tudo para que a energia que está sendo mandada para a Genki Dama seja uma energia positiva, porque essa Genki Dama ainda será jogada na empresa. É, desculpem esse exemplo… um tanto que…. excêntrico e bobo, mas são 3 e 50 da manhã (estou cochilando em cima do Teclado), creio que deu para entender.

Mas por que isso acontece? Bem, o conceito de Karma não é um só, vários dogmas tem suas próprias formas de determinar o Karma, entretanto, todos eles concordam entre si que ações tem reações, dessa forma, mesmo que você não creia nisso, mesmo se você achar tudo isso uma tolice irracional, se você for uma pessoa racional você vai concordar que se você xingar uma pessoa aleatória no meio da rua, essa pessoa vai reagir de alguma forma, seja te xingando, te ressentindo, se vingando, te ignorando, mas ela vai reagir. A pessoa agora sabe que você é hostil e que sua aproximação significa uma ameaça para a sobrevivência dela, mesmo que ela só sinta isso a nível consciente. Observe como não falei sobre nada místico nessa parte do texto, apenas estou explanando um aspecto psicológico e biológico, agora imagine as consequências dos atos de Sam Houser, num primeiro momento os atos de Sam Houser foram satisfatórios, com a ajuda de seu irmão, Sam Houser conseguiu criar uma das franquias mais famosas do mundo, mas da mesma forma que a criou, a está destruindo (porém não com a ajuda do irmão), não apenas a destruindo em um aspecto técnico, mas também está aborrecendo os fãs, aborreceu os ex-funcionários, e talvez Sam Houser continue sendo uma pessoa problemática ainda hoje, aborrecendo os funcionários atuais, e depois quem leva a culpa de tudo isso não é Sam Houser e sim a empresa, a Rockstar. Mais uma vez, nem toquei em assunto de Karma, apenas estou dizendo como as pessoas são tão emocionais quanto racionais, como as pessoas se ressentem com facilidade, como as pessoas tem personalidades diferentes umas das outras, como as pessoas tem motivos diferentes e visam fins diferentes e como o poder é aquela coisa que expõe o verdadeiro caráter de alguém. É clichê, mas com grandes poderes vem grandes responsabilidades, essa frase do Tio Ben nunca esteve tão em evidência quanto está agora na segunda década do século 21, em que tudo é feito de neve e derrete facilmente.

Haverá algum tipo de transformação com a Rockstar e na Rockstar, mesmo se ela não cair, mesmo se ela não falir, ela poderá chegar à beira do colapso e então ser comprada por uma outra empresa maior (e é bem capaz que seja a Disney 🤣🤣🤣). Aquela Rockstar do GTA 2 que nós jogamos no Playstation 1, aquela Rockstar do GTA San Andreas que nós jogamos no Playstation 2, aquela Rockstar do nosso GTA Vice City, GTA V, Red Dead Redemption, aquela Rockstar do Dan Houser NÃO volta mais, acabou, portanto, pode ir dizendo adeus ao GTA que você conhece, pois infelizmente os próximos jogos da franquia serão muito diferentes da essência, é possível até que a franquia acabe, assim como acabou a paciência de Dan Houser.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Conheça as pessoas que tornaram este conteúdo possível

Se você gostou do conteúdo, considere fazer uma doação para os colabadores listados logo abaixo, pode ser apenas o valor de um cafezinho:

Você também poderá se interessar por:

0 Comments

    Leave a Reply

    XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

    AD BLOCKER!

    Você está utilizando um bloqueador de anúncios. Favor adicionar o nosso site à sua lista de exceções, pois não trabalhamos de graça. Agradecemos a compreensão.

    You are using an ad blocker. Please add our site to your exceptions list, we do not work for free. We appreciate your understanding.

    DMCA.com Protection Status