Como será o futuro, 13 avanços em diversas áreas
Muitos são as especulações para o futuro da humanidade, nesses artigos vamos entender possíveis avanços que estão bem próximos e em qualquer pesquisa aprofundada e até mesmo básica na internet ou em livros podemos ver, será que em 50 anos ou 100 anos? Vamos ver com clareza esses avanços agora.
1. Singularidade
Primeiro avanço já é a singularidade, muitos entusiastas da área e cientistas tem uma visão promissora e até otimista sobre isso. Trata-se a inteligência artificial se aproximar e até ultrapassar a capacidade humana. Muitos debates sobre o tema já foram feitos e são realizados, avanços na inteligência artificial ocorrer toda hora, para esses avanços estão sendo feitos, como medidas regulatórias para a inteligência artificial, outras medidas podem ser tomadas para segurança.
Novos desafios éticos e mudanças na sociedade podem ocorrer.
2. Próteses Robóticas
Já existem próteses robóticas sendo utilizadas nesse exato momento, e muitos avanços na área ocorrem e estão para chegar, estamos em um ponto onde essas próteses vão agir naturais e funcionais. Pode-se esperar o uso de materiais mais sofisticados, leves e avançados. Mecanismos de controle também são esperados.
3. Robôs
Avanços na área estão acontecendo todos os dias, robôs já são usados em diversas áreas como automação industrial, exploração espacial e cuidados de saúde, mas talvez o mais impressionante sejam os robôs humanoides, andam, conversam em diversas línguas e já estão em produção em massa. Se eu tivesse que falar qual dos avanços aconteceriam primeiro dessa lista, acredito que esse está mais perto de acontecer primeiro.
4. Cidades inteligentes
Já se tornaram uma realidade em muitas partes do mundo, e nos próximos anos podem se tornar cada vez mais comum do que se pensa. E principalmente agora com inovações e robôs. Mais eficientes, seguras e sustentáveis.
5. Útero artificial
E uma tecnologia que possibilita humanos serem gerados fora do corpo humano. No momento já foi testado em animais, como em uma ovelha, e possível que essa tecnologia demore um pouco mais para chegar, mas é um avanço promissor.
6. Imortalidade
Esse e um tópico que vale a pena apenas um artigo, cientistas e startups estão investindo muito em tecnologias para reverter o envelhecimento, nesse exato momento, um exemplo disso e que já reverteram envelhecimento em ratos, quando acontecera em humanos e uma questão ainda, especialistas no tema falam que em 10 anos, 50 anos ou mais.
7. Transhumanismo
Aproveitando o tema sobre imortalidade, o transhumanismo também quer isso, mas tentado outro caminho. Seria algo como uma distopia futurística como vemos em series e filmes sobre o futuro.
8. Colônias em outros planetas
Isso e tema de filmes de ficção cientifica, mas pode se tornar realidade algum dia, existem missões espaciais como a Artêmis da NASA que tem por objetivo montar uma base na lua, a China também está interessada na lua, visões diferentes sobre exploração espacial surgiram durantes os anos, Marte pode ser a primeira colônia fora da Terra?
9. Esposa robô
E um pouco difícil de acreditar que algo assim aconteça, robôs humanoides já foram desenvolvidos, são capazes de andar, falar e fazer companhia. Com pequenos ajustes seria possível.
10. Chuva
A chuva vai mudar, devido ao aquecimento global pode ser mais intensa e irregular que o normal.
11. Carro voador
Já existe essa tecnologia, diversas empresas já desenvolveram o seu carro voador. A questão e quando será comercializado para todos e se vai haver uma espécie de carteira de motorista só para esse tipo de veículo.
12. Exoesqueleto
Pode ser usado tanto por civis quanto por militares, o exoesqueleto poderá facilitar no trabalho e para pessoas que tem alguma dificuldade, algumas possíveis aplicações seria no auxílio para idosos, reabilitação, entretenimento e exercício.
13. Conflitos militares
Isso não e bem um avanço. Mas pode se dizer que vai ocorrer, um exemplo e o fato do ártico estar derretendo, e existem muitos recursos naquela região como petróleo, gás, minérios, novas rotas e pesca. Os países já estão se movendo para isso.
Por Matheus Lopes