6 formas de se fazer fogo primitivo
O que você faria se você se perdesse no meio da vida selvagem e não tivesse nada que pudesse utilizar para fazer fogo? Como você iria sobreviver?
Aprender a fazer fogo pode salvar a sua vida e se esse fogo for criado sem isqueiro, sem fósforo, sem faca, apenas com o que se encontra na natureza, enfim, à moda primitiva, então bem melhor, visto que você vai ser apto a não ser 100% dependente de ferramentas compradas!
Eis aqui algumas formas de se conseguir isso sem utilizar fósforos, isqueiro ou um lança-chamas. 🙂
Vamos ver se isso irá inspira-lo a se arriscar no mato às vezes para praticar.
1 – Esfregando duas madeiras
Este é um método bem simples de se fazer fogo usando poucos recursos.
Utilize uma pedra, uma madeira como base e outra madeira para fazer atrito por um tempo até gerar calor. Não é algo complicado, mas exige força, habilidade e paciência.
2 – Broca de mãos (hand drill)
Todo mundo aqui já deve ter visto essa nos filmes. Com a forma simplificada da broca de arco você usa as duas mãos para fazer atrito em um pedaço de madeira girando outro pedaço de madeira em cima. O que produzirá todo o calor que você precisa para fazer fogo.
Essa é uma técnica que requer muita prática, ela não é tão simples quanto parece. Espere ter vários momentos de calejamentos nas mãos até conseguir.
3 – Broca de arco (bow drill)
Assim como na broca de mãos, aqui você gira uma madeira na mesma região até que o atrito gere calor. A broca de arco exige bem menos esforço para gerar calor, o que acaba sendo uma vantagem. A questão aqui é que a solução proposta é mais complicada, uma vez que você precisará de recursos e tempo para construir tal arco.
O lado bom da coisa é que passamos a ter nossa própria ferramenta de criação de fogo, já que com o arco pronto você poderá fazer fogo primitivo várias vezes, de forma muito mais rápida e sem esforço.
4 – Broca de bomba (Pump Drill)
Esse “Fazedor de fogo” é mais complexo. Embora dê muito trabalho para ser criado, o ponto positivo é que depois de pronto exigirá pouco esforço na hora de fazer fogo.
Talvez você acabe gostando da ideia de passar um tempo tentando criar uma ferramenta de fazer fogo selvagem.
5 – Utilizando uma lupa ou uma garrafa
Embora isso só seja possível durante o dia, ter uma lupa dentro do seu equipamento poderá te ajudar quando você menos esperar. Fazer fogo com lupa é algo intuitivo, você só precisa estreitar o feixe da luz do sol que você projetar sobre o objeto incendiário. Lentes de óculos também podem ser úteis.
Você também pode tentar isso com uma garrafa de bebida alcóolica, ou de água (pode ser de plástico, mas tem que ser nova), transparente e lisa, basta enche-la de água, mas evite depender deste método, pois não é sempre que você vai obter sucesso.
6 – Pistão de fogo
Você não vai acreditar, mas esse método era o mais popular para a obtenção de fogo em meados do século XIX.
A lógica aqui é bem simples, fazer a compressão do ar com força o suficiente para que a compressão gere calor e bote fogo em um pedaço de objeto inflamável introduzido no pistão. Foi a partir desse conceito que mais tarde foram originados os motores à diesel, onde há compressão do combustível para que ocorra a ignição do veículo.
Essa ferramenta é bem útil, porém é melhor você nem tentar construir uma dessas se você não tiver o material e as ferramentas adequadas
Caso se encontre em uma situação de sobrevivência no mato, melhor ter um desses guardado do que pensar em construir um a partir do zero.
—
Bônus: Estando sempre preparado
É de suma importância ter conhecimento de como se faz para criar fogo primitivo, independente de você ser um aventureiro ou não. Vai que um dia você precise? Mas você também precisa andar com objetos modernos que facilitem a obtenção de fogo.
Uma pederneira é um excelente item para carregar consigo, o mecanismo de funcionamento dela é utilizar o impacto do metal e o magnésio pra produção de calor. É portátil e leve, e poderá salvar a sua vida em uma emergência.
Qual desses métodos de se fazer fogo é o melhor?
Não existe Ô melhor método para se fazer fogo, o que importa é que você conheça todos os métodos aqui citado e se pergunte “Se eu caísse numa situação onde eu precisasse fazer fogo para sobreviver, como eu iria encarar isso?”
Como um bom sobrevivente, você precisará avaliar o contexto (com você estando inserido nele ou não), ver quais métodos possuem melhor aplicação na hora e se lembrar de que é melhor estar preparado e não ter oportunidades, do que ter oportunidades e não estar preparado.
Eaí, você já fez fogo primitivo? Como você fez?
Conte para nós logo abaixo.
Por Matheus Lopes