Não importa o que eu faça, eu nunca consigo agradar a essa pessoa: quando alguém sempre te critica
Existem pessoas que entram em nossas vidas como lições cármicas. Essas pessoas sempre nos criticam, nos julgam e nos chamam a atenção, e fazem isso não para que possamos crescer, mas fazem isso na intenção de nos ferir profundamente, e conseguem, pois nós ficamos sem entender o motivo, quer dizer, é aquela situação onde a gente se pergunta “Por que eu estou passando por isso? Eu sou uma pessoa boa, generosa, eu ajudo a quem precisa, eu faço contribuições para a sociedade, meus amigos gostam de mim, mas porque essa pessoa me maltrata tanto?”. Bem, isso tem nome: controle. Pessoas que agem assim conosco querem nos desestabilizar emocionalmente a fim de exercerem controle sobre nossas vidas.
E porque tais pessoas tentam nos controlar?
Porque algo que nós temos as beneficia, e toda vez em que tiramos esse algo delas, devido a um comportamento tóxico delas ou simplesmente porque nós temos escolhas próprias, elas jogam sujo, é quando surgem os maus-tratos. É muito comum que narcisistas ajam dessa forma, eles se alimentam da nossa “energia”, principalmente da nossa empatia, fazem um jogo de push-and-pull, sim, um empurra-e-puxa, que nos deixa desorientados, mas a gente pode combater isso: basta reconhecer que o problema é a outra pessoa, o problema não somos nós, é o outro.
É o outro que pisa no nosso calo, talvez pra gente não crescer, talvez porque ele quer nos ver dependente dele pra sempre, é o outro que faz de tudo pra ofuscar o nosso brilho, talvez porque ele sabe que a gente tem mais talento do que ele e ele não quer ficar por baixo, é o outro que tenta nos impedir de sair da vida dele, talvez porque ele tira benefício financeiro de nós, enfim, o problema é o outro.
Se você se conhece, sabe dos seus anseios, sonhos, limites, talentos e habilidades, você só precisa se colocar em primeiro lugar e reconhecer que você não aceita menos do que o máximo na sua vida, você não aceita pessoas medíocres, não aceita pessoas ruins, não aceita pessoas controladoras, não aceita pessoas parasíticas e nem aceita situações dos mesmos tipos.
Não sinta culpa por se colocar em primeiro lugar, não é que a outra pessoa precise de ajuda, é que ela não quer ser ajudava mesmo: ela gosta de ser da forma que ela é, pois essa é a forma como ela manipula e usa as pessoas. Reconhecendo o problema, reconhecendo que está tudo bem com você e reconhecendo que o outro age por maldade de propósito, você então é capaz de agir com a razão e tomar as melhores medidas para a sua vida.
Lembre-se: o narcisista depende exclusivamente da sua empatia, e ele vai te sugar até não sobrar mais nada, enquanto você permitir.
Não é errado ter empatia pelos outros, mas antes de tudo tenha empatia por você, reconheça que a sua vida é mais importante do que a vida de pessoas que só te fazem mal, e depois reconheça que está tudo bem, SIM, que está tudo bem em se separar de uma situação que só te puxa para trás. Mas não fique apenas no mental, aja também, faça acontecer, mude a sua vida com ações, não apenas com o seu novo padrão de pensamento. Siga em frente hoje sem medo e sem arrependimento, para que amanhã você não fique pensando em como a vida poderia ter sido se no passado você tivesse tido coragem de se colocar em primeiro lugar.
Por Matheus Lopes