O HOTMART E A PIRATARIA: UMA TRÁGICA ESTÓRIA DE AMOR EM 3 ATOS
“Amor é uma fumaça que se eleva com o vapor dos suspiros; purgado, é o fogo que cintila nos olhos dos amantes; frustrado, é o oceano nutrido das lágrimas desses amantes. O que mais é o amor? A mais discreta das loucuras, fel que sufoca, doçura que preserva.” – Romeu
“Ah, ela ensina as tochas a brilhar! Parece estar suspensa na face da noite, tal qual jóia rara na orelha de uma etílope; beleza incalculável, cara demais para ser usada, por demais preciosa para uso terreno!” – Romeu definindo Julieta a primeira vez que a viu.
Pergunto-me se os outros blogueiros, empreendedores web, estão cientes desse romance proibido entre Romeu e Julieta, ou eu deveria dizer, desse romance proibido entre muitos vendedores do Mercado Livre e o Hotmart. Acontece que nos últimos meses, o Lucre Bem teve uma queda brusca nas vendas através do Hotmart, em relação a infoprodutos que podem ser facilmente copiados, como ebooks, vídeo aulas e afins, mas isso já vinha acontecendo aos poucos nos últimos 2 anos.
O motivo é este: http://lista.mercadolivre.com.br/hotmart#D[A:hotmart] Logo de cara você já vê que o Mercado Livre está entupido de infoprodutos do Hotmart.
Alguns dos infoprodutos divulgados no Lucre Bem até pararam de vender de vez, e depois tiveram de ser substituídos.
Não sei como levei tanto tempo para descobrir isso, sinceramente, pensei que houvesse algo errado com o blog, mas não havia, e não é obvio? As vendas caíram por causa da pirataria. Claro que alguém vai preferir pagar R$5,00 em um curso, ao invés de R$500,00, por que a própria realidade do país incentiva as pessoas a tirarem vantagem das coisas. Em pensar que eu estava lá feito um idiota indo de infoproduto em infoproduto no Hotmart, testando, deixando as coisas no ar por 2 semanas, 1 mês, 2 meses, enquanto tem gente no Mercado Livre vendendo cópia pirata com a mesma freqüência que se vende água em praia da Paraíba.
Neste momento estou analisando alternativas de afiliados em outras plataformas, e algumas até são bem atraentes. Talvez também seja por isso que você não esteja vendendo em seu site.
COMO RESOLVER O PROBLEMA
Você não precisa trocar de plataforma, apenas verifique se o infoproduto que deseja divulgar está sendo vendido no Mercado Livre, e se mesmo assim você deseja divulgar esse infoproduto, veja o que você pode fazer para se destacar, já que a pirataria simplesmente não vai acabar de uma hora para a outra, e talvez nunca acabe. Certas coisas servem como incentivo para que possamos erguer a cabeça e aprender a empreender, são desafios que devem ser aceitos e superados. Como diria Bruce Lee, seja como a água, não bata de frente com o obstáculo, mas dê a volta por cima, assim como a água faz com as pedras do rio.
Se ainda assim estiver inseguro sobre os seus ganhos e o futuro do seu negócio, verifique o artigo PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS MELHORES PROGRAMAS DE AFILIADOS QUE POSSUEM OFERTAS BRASILEIRAS
, nele são listados alguns dos programas de afiliados mais utilizados no Brasil + um programa de afiliados que pouca gente conhece, mas que encontrei recentemente e me parece bem promissor, o Clonetwork.
ALGUMAS TÉCNICAS PARA TE AJUDAR A SE LIVRAR DO BARBA NEGRA QUE ASSOMBRA OS MARES DA WEB
1 – Evite divulgar cursos que já sejam antigos (Mais de 1 mês), procure divulgar cursos que ainda sejam novidade no mercado, mas preste bastante atenção na reputação do infoprodutor. Pesquise sobre ele na internet e veja o que as pessoas estão falando a respeito.
Não é apenas a pirataria que pode lhe prejudicar, mas também as Scams (Fraudes).
2 – Existem infoprodutos que nunca serão pirateados, e esses infoprodutos são:
– Ferramentas online: Quando o cliente depende exclusivamente de um serviço que só pode ser utilizado através do site do infoprodutor, conheça a Lead Lovers.
– Treinamentos presenciais (Coach): A pessoa adquire um curso onde ela terá de comparecer a um treinamento dado pessoalmente pelo infoprodutor, em sala de aula, geralmente em um hotel.
– Seminários: É parecido com o Coach, mas trata-se de palestras dadas em auditório para dezenas de empreendedores ao mesmo tempo.
Fora esses três tipos de infoprodutos, o resto é o resto…
Mas não se desanime, se você for criativo e tiver um Social Proof legal, bem como uma boa lista de emails e um excelente nível de tráfego de visitas, você conseguirá vender até mesmo os cursos que já estão sendo divulgados no Mercado Livre.
Por Lucre Bem