Quais as fontes de tráfego que existem?
Ao planejarmos um site – seja ele uma loja virtual ou um blog – devemos sempre prestar atenção em um fator determinante para o seu sucesso: como vamos conseguir tráfego para o nosso conteúdo. Como as pessoas vão tomar conhecimento dessa página, onde vamos divulgá-la, quantas pessoas esperamos alcançar e etc. É como um plano de negócios, só que em vez de pensarmos em futuros clientes, pensamos em visitantes para o site. Principalmente se você está buscando uma maneira de como ganhar dinheiro na internet, planejar uma estratégia de como conseguir tráfego pode definir o seu sucesso na carreira de empreendedor online.
Mas para um bom planejamento de tráfego, devemos considerar todas as portas de entrada disponíveis e saber aproveitá-las da melhor forma. Para isso, vamos dar uma olhada nas principais fontes de tráfego que existem para entender como podemos aproveitá-las melhor.
FONTES DE TRÁFEGO
Mecanismos de busca – buscadores como Google, Bing e Yahoo são uma enorme fonte de tráfego para qualquer site. A cada minutos milhares de buscas de todos os assuntos possíveis são feitas nesses mecanismos que – SEMPRE – apresentam resultados para os seus usuários, ou seja, sempre direcionam esse grande volume de visitantes para alguma página na internet. Conseguir um lugar de destaque para buscas que tenham relação com o seu nicho de mercado é uma garantia de tráfego constante de visitantes novos para as suas páginas.
Mídias sociais – sites como Facebook, Twitter e Orkut são grandes catálogos criados pelos próprios usuários – por critérios de afinidade, reputação ou conhecimento técnico, pessoas sugerem, compartilham e curtem links sobre os mais variados assuntos. Um artigo bem ilustrado, com um título chamativo que invoque curiosidade, em conjunto com uma boa estratégia de divulgação em mídias sociais, pode não só garantir mais tráfego para o seu site, como também fidelizar a sua audiência, fazendo com que ela volte mais vezes.
Email – muita gente diz que email marketing está morto e que esforços em conseguir tráfego via email geralmente acabam em vão. Mas a culpa disso provavelmente é dessas pessoas que estão usando estratégias que não funcionam, e não do email marketing em si. Um newsletter bem feito, informativo, que levanta dúvidas, apresenta sugestões e instiga o leitor a visitar sua página pode sim garantir um bom número de visitas. Para começar, você precisa disponibilizar no seu site um canal para que os seus leitores dispobilizem o email deles para você. A partir daí, tente produzir – nem que seja uma vez por mês – um conteúdo exclusivo para os seus assinantes que esteja de alguma forma conectado com o conteúdo do seu site.
Ações Offline – existem diversas ações que podem ser feitas fora da internet que geram tráfego para uma página. Panfletagem, por exemplo, pode ser uma boa maneira de gerar tráfego local para um site que busca clientes em um determinado bairro. Anúncios em jornais também funcionam da mesma forma, podem trazer pessoas de outra mídia, direto para o seu site na internet. Flash mobs também são grandes fontes de tráfego offline, pois além de serem bem chamativos, geralmente acabam disparando uma série de vídeos em redes sociais feitos pelos espectadores da ação. Para obter melhor resultado no seu Flash Mob, tenha sempre uma pessoa solicitando aos câmeras de plantão a inserirem um link para o seu site quando fizerem o upload do vídeo.
SEM TRÁFEGO = SEM $
Você precisa só entender que, ganhar dinheiro na internet como empreendedor online, seja montando sites de nicho ou blogs, é uma questão de tráfego. O seu sucesso vai depender mais de tráfego do que qualquer outra coisa. Você pode ter a página mais linda do mundo, com o melhor serviço disponível e o preço mais barato do mercado, se ninguém chegar na sua página, você não vai ganhar nada com isso.
Sempre que for iniciar um empreendimento online, faça uma estratégia de tráfego. Tenha uma estimativa de quantas pessoas você pretende receber em seu site e elabore um plano para atrair esses visitantes. Se você pretende comprar tráfego em sistemas de buscadores ou redes sociais, precisa ter na ponta do lápis algumas métricas:
- Qual seu orçamento para testes?
- Quanto está disposto a pagar por cada clique?
- Quantos cliques você necessita para realizar uma venda?
A melhor maneira de gerenciar campanahs de links patrocinados é começar com um orçamento pequeno e testar diversos formatos de anúncios e páginas de aterrisagem para conseguir a melhor relação custo/benefício antes de investir pesado no tráfego. Dessa forma você poupa gastos e entende melhor o que funciona e o que não funciona no seu nicho. Saber quantos cliques geram uma venda, assim como a sua margem de lucro com ela, facilita o entendimento de quanto se pode investir em cada clique, ou seja, evita que você perca dinheiro achando que está ganhando.
PLANEJE
A ideia com esse artigo é só mostrar aos blogueiros – profissionais e amadores – um conceito simples que muitas vezes passa despercebido. O conceito de que tráfego não é por acaso. Embora você receba visitas ao acaso no seu site, não conte com isso para conseguir sucesso com ele. Vá atrás do seu tráfego, do seu público. Não espere uma coincidência para que conheçam o seu trabalho.
Texto escrito por Henrique Fogli, blogueiro profissional, marqueteiro e empreendedor online. Costuma escrever diversas dicas para aqueles que querem largar seus empregos atuais e descobrir como ganhar dinheiro na internet, trabalhando de casa, sem chefe, sem trânsito e com mais qualidade de vida.
Por Matheus Lopes