Porque o Bitcoin continua sendo a forma de investimentos e reserva de valor mais segura que existe
1 – É seu. Sim, é totalmente seu, se você utilizar uma carteira de papel para armazenar o criptoativo. Carteiras frias como a Trezor Wallet também são seguras, mas não tanto quanto paper wallets (carteiras de papel), visto que elas ainda podem ser hackeadas. É impossível hackear uma carteira de papel, a única forma seria se você permitisse o acesso à sua chave privada de alguma forma (exemplo: você tira uma foto dela e posta na internet), ou alguém tivesse acesso físico à sua carteira de papel (exemplo: alguém entra na sua casa e descobre a sua carteira de papel).
2 – É uma tecnologia criada de forma a incentivar as pessoas a serem honestas com a mesma, ou seja, há todos os incentivos para se seguir as regras e desincentivos para se quebrar as regras do Bitcoin, toda a estrutura P2P do Bitcoin é desenvolvida de forma que é totalmente vantajoso comprar, vender e manter bitcoin de honestamente, e torna o roubo através da rede totalmente desvantajoso.
3 – É totalmente transparente: Mesmo que alguém tente burlar o sistema, todo mundo vai saber, pois tudo o que acontece no Bitcoin fica registrado na rede P2P, e a rede P2P não é centralizada, eis um dos incentivos para que as pessoas façam a coisa certa.
4 – É um criptoativo descentralizado altamente volátil: Não pense que pelo fato do Bitcoin não ser estável no preço, que signifique que isso seja algo ruim. A alta volatilidade do preço, associada ao fato de ser uma criptomoeda descentralizada, apenas prova o quão segura a criptomoeda é, visto que tecnologia em si não tem dono e depende diretamente das trocas voluntárias entre os indivíduos para valorizar ou desvalorizar. Por não ter um órgão centralizador por trás (exemplo: e o Estado e o banco central), fica impossível alguém controlar o preço e ainda obrigar as pessoas a utilizarem o criptoativo, diferentemente do dinheiro fiduciário que você é coagido a usar, te forçam a acreditar que é seguro e ainda inflacionam o preço artificialmente para poderem roubar.
5 – Não é algo palpável. O fato do Bitcoin não ter forma física o torna mais vantajoso até do que metais como o ouro e a prata, visto que se não tem forma física, ninguém pode confiscá-lo, e por ser uma tecnologia P2P, pode ser armazenado em qualquer lugar, até mesmo num arquivo de imagem em seu pen drive.
6 – Mineração e quantidade: Com a tecnologia certa é possível minerar Bitcoin, visto que há um número finito de Bitcoins que foi gerado quando a criptomoeda foi criada e não pode ser alterado, ou seja, não é possível criar mais BItcoins e nem acabar com o que já existe, pois a tecnologia e a transparência da rede não permitem. Quer dizer então que quando não houverem mais Bitcoins para serem minerados, que a tecnologia vai sumir do mercado? Não. Quando não for mais possível minerar Bitcoins, quando todos os Bitcoins da rede já tiverem sido descobertos pelos mineradores, isso apenas aumentará a escassez do criptoativo, o tornando tão raro quanto diamantes (o que aumentaria consideravelmente o seu valor a longo prazo), além do mais, a tecnologia continuará funcional, portanto, as pessoas não vão deixar de trocar e armazenar Bitcoins só porque todos os Satoshi da rede já foram descobertos.
7 – É reserva de valor: Alguns embusteiros, em sua maioria economistas ortodoxos e “influencers” da internet, criaram o mito de que Bitcoin não é reserva de valor, tal mito sustenta-se na afirmação de que o Bitcoin é altamente volátil, logo, não é de confiança. Como já fora explicado neste artigo, a alta volatilidade do Bitcoin vem associada ao fato do mesmo ser descentralizado, ou seja, ele não é altamente volátil como um esquema de pirâmide, ele é altamente volátil justamente por seu valor depender diretamente do mercado, assim a tecnologia não pede permissão a nenhum tipo de órgão centralizador para existir e ser utilizada, e é aqui que entra o pulo do gato: a tecnologia em si.
O Bitcoin foi criado JUSTAMENTE para ser uma reserva de valor, pois a finalidade do mesmo é fazer com que as pessoas deixem de depender de bancos para armazenarem seu dinheiro, ele só foi criado como moeda para que não caísse em desuso e foi criado para ser uma tecnologia descentralizada para que o único dono seja aquele que tem acesso à chave pública Ê à chave privada da chave pública, respectivamente, isso o torna tão reserva de valor quanto o ouro, pois diferentemente do ouro, é impossível um órgão centralizador ter total controle sobre o Bitcoin. O ouro, com o tempo, passou a ser mais e mais fiscalizado, centralizado, e por ser um metal pesado é muito difícil transportar ouro de forma 100% anônima.
Você não pode simplesmente enviar ouro para alguém que mora do outro lado do mundo, sem que para isso você encontre várias barreiras legais e físicas ao longo do caminho, o que torna o processo caro, cansativo e desmotivador, mas com Bitcoin isso é possível. Para que o Bitcoin deixe de ser uma reserva de valor, basta que todo o dinheiro do mundo seja descentralizado, ou seja, todos os bancos centrais teriam de acabar juntamente com o Estado, toda a estrutura estatal teria de ser extinta para que o valor do Bitcoin, talvez, fosse à zero, pois não haveria mais a necessidade de se proteger o próprio dinheiro das artimanhas do sistema. Se toda a estrutura estatal desaparecesse, as pessoas iriam botar o dinheiro delas onde elas bem quisessem, o que representaria uma alta concorrência para o Bitcoin, portanto, a longo prazo a valorização do Bitcoin é como a valorização do ouro, pois é um ativo digital que as pessoas utilizam, com confiança, para protegerem seu dinheiro de coisas como inflação e confisco fiscal, enquanto que sua valorização é ainda mais reforçada por ser uma moeda, o que torna o ativo digital algo que é constantemente trocado no mercado, e tudo isso garantido pela descentralização. Para se descentralizar o ouro seria necessário esconde-lo bem longe de todo e qualquer mortal, em um local onde nem mesmo os detectores de metais alcancem, o que seria um processo desgastante e caro.
E esses são alguns dos motivos pelos quais o Bitcoin é a melhor forma de investimento e de reserva de valor que existe.
Por Matheus Lopes