Perca o emprego, mas não perca a dignidade
Este é um texto meu que removi do Facebook, portanto, há alguns erros gramaticais e ortográficos, preferi deixar o texto como está. Lá vai:
Venho observando algo já a algum tempo em minha cidade: Ela está perdida, por que, por desespero, muitos acabam aceitando quaisquer condições que os “patrões” lhes impõem para que peguem as vagas de emprego, sem saberem que possuem os mesmos direitos de uma pessoa que já está empregada.
Não faça experiências sem criar um contrato de experiencia, vc nao quer ser mandado embora sem ter direito a nao receber nada, nao é? Se mesmo assim vc decidir trabalhar sem assinar o contrato, diga que vc só tem 3 dias para fazer experiencia, não são 3 meses, nem mesmo 1 semana, são 3 dias, ou menos. Depois disso leve a sua carteira de trabalho para ser assinada. Na verdade, qnd a empresa é seria, ela pede a sua carteira com 2 dias de trabalho, ja aconteceu comigo, empresa essa que nem me perguntou nada sobre experiencia, só me entrevistaram, eu comecei a trabalhar lá, e no segundo dia pediram minha documentação, então era uma empresa seríssima.
Uma empresa séria não te pede pra ficar 3 meses, 2 meses, 1 mês trabalhando sem rumo, sem ganhar nada. Só vagabundos fazem os outros trabalharem 3 meses seguidos sem receberem nada. Recentemente uma amiga minha trabalhou nesse prazo de 3 meses e quando foi exigir o salario, enfim, reinvindicar seus direitos, foi ameaçada de morte, juntamente com outros colegas de trabalho que estavam na mesma situação. Prefiro nao dizer quem é e nem onde foi isso, entao, por favor, nao insistam.
Esse texto não é para generalizar, pois há muitas empresas sérias no mercado de trabalho, mas para dizer que há muitos picaretas lá fora querendo mão de obra escrava temporária.
Aprendam a dizer Não para aquilo que for anti-ético, imoral e ilegal. Essa mentalidade de coitadinho tem que acabar, não é apenas você que precisa da empresa, ela também precisa de você.
Você também é livre para empreender, ninguem te impede de por uma caixa cheia de coxinha debaixo do braço e ir vender lanche na rua (Tem gente aí que as pessoas acham que são pobres coitados pq estão vendendo coisas na rua, mas ganham tres vezes mais do que a média das pessoas asalariadas). Não seja bobo (a), você não é um tubo de ensaio, nem um rato de laboratorio pra servir de cobaia, vc provavelmente sonha em construir uma casa, constituir familia, estudar, ser independente, e enquanto vc estiver aceitando tudo o que lhe imporem, vc nao vai ter personalidade suficiente para tomar suas proprias decisoes, vc é melhor do que isso, se olhe no espelho pela manhã e imponha para vc mesmo o que vc merece ser na vida.
Por Matheus Lopes