Receita de macarrão frito ao alho e óleo com panela pequena

4.9
(2521)

Como todo e bom mineiro, tenho que escrever umas receitas aqui no blog também. 🙂
Resolvi escrever essa receita porque até então eu não sabia fazer macarrão frito ao alho e óleo em panela pequena, antigamente eu só fazia na chapa ou com aqueles “panelões” largos (que eu não sei o nome), deve ser algum tipo de frigideira. Essa receita é para quem quer fazer muito macarrão de uma vez e não tem uma panela grande para isso, muito menos uma chapa de lanchonete.

Rendimento

Serve até 2 pessoas (mas sinceramente, só sacia 1).

Ingredientes

– 500 ml de água
– 2 dentes de alho
– 250 gramas de macarrão do tipo spaghetti (isso equivale a metade de um pacote comum)
– 2 colheres de sopa bem cheias de banha de porco natural, Frimesa ou de qualidade equivalente (não usamos gordura hidrogenada aqui), pode usar 3 colheres também, se achar pouco. O que dá o melhor sabor à receita é a banha de porco, mas se preferir, você pode substituir a banha por azeite extravirgem, de frasco escuro e importado da Itália ou Portugal (porque vem livre de óleo de soja na composição)
– ¼ de colher de sopa de tempero arisco (um Ajinomoto de sal e alho já serve)
– Orégano a gosto
– Colher de sopa para mexer (garfo não serve)

Modo de preparo

1 – Rale o alho ou o amasse, coloque o tempero junto com o alho e reserve.

2 – Quebre o macarrão ao meio para ficar mais fácil de fritar (italianos de plantão, não me matem), em uma panela de pressão acrescente a água e o macarrão, tampe e deixe cozinhar até pegar pressão por 1 minuto. Retire toda a pressão manualmente e verifique se o macarrão já está mole, mas em estado de pré-cozido, esta é a parte mais importante, o macarrão não pode cozinhar ao ponto de ficar consumível. Sabe quando o macarrão cozinha e você morde um pedaço dele, aí ele gruda no dente porque ainda está um pouco duro? É esse o ponto certo. Se cozinhar demais, na hora de fritar ele vai virar uma pasta e vai grudar todo.

3 – Reserve o macarrão sem água. Isso também é importante, não pode entrar água na panela da fritura, do contrário isso estragaria a receita, grudando o macarrão, mas também não demore para usar o macarrão, ele não pode esfriar (se não ele seca e gruda).

4 – Acrescente a banha de porco e deixe esquentar até que ela tenha derretido totalmente.

5 – Coloque em fogo baixo, acrescente o tempero e o alho, deixe fritar até começar a dourar, mas não espere dourar por completo.

6 – Acrescente todo o macarrão e deixe fritar por 10 segundos, vire o macarrão de cabeça para baixo com a colher e deixe fritar por 10 segundos novamente, faça isso por 3, 4 vezes seguidas, mas em sentidos alternados, por exemplo, se na primeira vez você virou o macarrão de cabeça para baixo, na segunda você vira no sentido anti-horário, depois no sentido horário, a intenção aqui é “pré-fritar” o macarrão em todos os ângulos.

7 – Agora acrescente o orégano se quiser e vá girando o macarrão com a colher, mas também revirando ele de ponta-cabeça, vá intercalando isso com pausas para espalhar o macarrão com a colher, se não ele gruda um no outro. Atenção também ao fundo da panela, se ele grudar demais no fundo, tem que encerrar o processo por aí, por isso que eu recomendo usar duas colheres de sopa bem cheias de banha de porco ou mais.

8 – Quando o macarrão começar a dourar, significa que ele já está ficando bom. Se você conseguir prosseguir a partir daí, sem ele escurecer de vez (o que significa queimar), prossiga. O importante é deixar o macarrão o mais dourado possível e também faça o possível para ele não “colar” um no outro.

9 – Pronto, agora é só servir.

Observações: Pode-se utilizar apenas 1 dente de alho também, isso vai mais do seu gosto, mas acredito que 2 dentes de alho sejam o suficiente para agradar a maioria das pessoas. 3 dentes de alho já deixam o sabor bem forte. A colher é utilizada no lugar do garfo porque quando há o uso do garfo o macarrão fica preso entre os dentes do mesmo e isso não apenas atrapalha o preparo da receita, como também desperdiça o macarrão. Se você utilizar uma panela do tipo de fazer arroz, que seria uma panela de acompanhamento (de 3.3L à 4.3L), dá para fritar os 500gr do pacote de spaghetti tranquilamente, mas aí você teria de utilizar o dobro dos demais ingredientes. É uma receita deliciosa e que agrada a todos os paladares. 🙂

Receita pronta

Imagem 1

Imagem 2

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 2521

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Conheça as pessoas que tornaram este conteúdo possível

Se você gostou do conteúdo, considere fazer uma doação para os colabadores listados logo abaixo, pode ser apenas o valor de um cafezinho:

Você também poderá se interessar por:

0 Comments

    Leave a Reply

    XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    DMCA.com Protection Status