Você está na idade da pedra

Parece que você está navegando em um iStone, pois o seu navegador não suporta javascript ou o seu javascript está desativado. Por favor, ative o javascript e recarregue a página.

Steam Deck: A Valve vai derrubar a Microsoft? – Lucre Bem
Conheça os benefícios de tornar-se um autor no Lucre Bem.
Saiba +

Steam Deck: A Valve vai derrubar a Microsoft?

5
(3254)

O Steam Deck está para ser lançado (previsão para este mês de fevereiro de 2022) e muita gente vai chorar sangue de tanto ódio, por ter investido pesado em PC Gamer com Windows (sinto muito falar dessa forma, mas é a verdade). A Microsoft já perdeu mercado para o Linux no quesito segurança e privacidade, e ainda está perdendo na questão da UX (Olá KDE), já perdeu mercado para o Google e Apple no quesito portáteis (Chromebooks, laptops com CPU M1/M2, celulares android e iPhone). E agora a Microsoft está prestes a perder o mercado de jogos eletrônicos para a Vale? Se sim, isso é ótimo!

KDE Plasma, uma das interfaces mais bonitas que existem para o Linux.

Vejam os requisitos básicos do Windows 11, e o sistema operacional é basicamente um peso de papel! Para que um sistema operacional precisa de 4Gb de RAM só para ser instalado? SÓ PARA SER INSTALADO, por que o uso de RAM mesmo… Bora lembrar que a versão de 64 bits do Windows 10 pede 2Gb de RAM, mas com o tempo não vai usar menos de 4Gb de RAM, sendo que hoje em dia 8Gb de RAM já não é mais o suficiente para jogos modernos. E que tal pagar R$799.99 na licença do Windows e não usar nem a metade dos recursos do sistema operacional? É assim por que vem com um monte de porcarias embutidas que ninguém usa. Para que a maioria das pessoas usa Windows se não para tarefas de escritório e jogos? A maioria não usa para coisas como máquina virtual, redes ou criação de servidores. O Windows só é usado mais por questões de compatibilidade de programas e de jogos que são feitos para Windows, fora isso: só serve pra quem quer praticidade (para quem não gosta ou não sabe usar linha de comando), vale a pena pagar quase 1000 Reais só pra ter uma coisa fácil de usar (e ainda assim bugada)?
“Ah, mas tem como instalar o Windows no Steam Deck.”
Claro, tem como, mas pra quê? O Wine do Linux não é perfeito, mas ele roda muitos programas do Windows.

O Steam Deck, da Valve, vai rodar nativamente jogos da biblioteca da Steam, e o melhor: A GPU RDNA 2 é até 225% mais poderosa do que a RNDA e rumores apontam que a RNDA 2 é até 80% mais rápida do que a RTX 2080 Ti. Você não leu errado, uma RTX 2080 Ti não é qualquer placa de vídeo, ela roda até a sua sogra (em 4k e no ultra). Só não sei exatamente por que botaram a porcaria do processador x86 (mesmo sendo de 64 bits), talvez seja para concorrer com a Microsoft no mercado de games e PC simultaneamente, já que o x86 é para tarefas complexas, mas ainda assim eu acredito que a Valve deveria ter desenvolvido uma CPU própria, baseada em RISC, assim como a Apple fez com os laptops usando a arquitetura RISC para criar os M1.
O x86 é literalmente uma bomba, e as CPUs mais avançadas podem precisar de dissipadores de calor do tamanho de um boi, como este:

Muuuuuu.
Isso é uma verdadeira monstruosidade.

O x86 é uma arquitetura que não recebe uma inovação (revolucionária) na litografia há vários anos, e não se vê muita gente falando da necessidade disso. Entra ano, sai ano, e as fabricantes enfiam cada vez mais “coisas” dentro processador, o que o torna cada vez mais quente durante a operação, e assim necessitando dessas “bombas” de resfriamento, como esses dissipadores de calor que só faltam mugir, water coolers e no passado já teve uns lunáticos testando nitrogênio líquido, o que é extramente perigoso. Sim, já teve gente testando nitrogênio líquido como forma de se resfriar as CPUs x86:

Tudo isso pela bagatela de + ou – 4000 Reais convertidos (pelo menos quando foi anunciado), é o preço de um laptop básico da Dell e de uma placa de vídeo decente. E antes que alguém diga “Não tem como um portátil destruir sozinho o mercado de PC Gamers que a Microsoft domina”, lembre-se de todas as pessoas que vão criar as próprias versões, lembre-se também do mercado chinês que sempre clonou hardware e muitas vezes cria hardware até melhor do que o clonado. Lembre-se do progresso: o progresso não para, então as coisas não vão parar de evoluir no Steam Deck, pelo contrário, mais tecnologia de ponta será lançada, e se a Microsoft quiser dominando o mercado: ela vai ter que se adaptar (coisa que ela não sabe fazer). E antes que alguém também diga “É mais barato comprar um PS5 ou um Xbox Series X”, pelo amor de Deus, quer comparar dois hardwares fracos com um PC Gamer portátil? Não estamos mais na eras do PS2 e PS3, onde a maioria dos consoles usava processadores com arquitetura RISC, e eram sim poderosos. Um PS5 e um Xbox Series X são o equivalente a um PC Gamer fraco quando o assunto é multitarefas (O series X mesmo chora pra rodar emulador de PS2 nos jogos mais pesados), e quando o assunto é “gráficos”, eles também deixam muito a desejar (em vista dos PC Gamers).

O Steam Deck da Valve.

Como se já não bastasse, alguns YouTubers trapalhões já correram para o abraço e deixaram sua marca registrada falando contra o novo produto da Valve, os dois a seguir são um exemplo:

Mas é claro que quem REALMENTE entende do assunto veio para dizer o que REALMENTE está por vir:

E agora a cereja do bolo, a surpresa pela qual você (provavelmente) não esperava: o Steam Deck roda emulador de Nintendo Switch. Você não leu errado, o dispositivo tem hardware de sobra para rodar o emulador de Nintendo Switch, Yuzu, portanto, não é apenas a Microsoft quem deve se preocupar, a Nintendo também vai ter que se virar para que as vendas dos portáteis não caiam ao ponto de perderem o mercado dos games.
Voltando à Microsoft: Se a Microsoft não se adaptar, ela corre o risco de perder mais um mercado para mais um concorrente, e perder o mercado dos games não seria nada agradável para a corporate.

Tudo isso num hardware que tem o mesmo consumo que um laptop de escritório, e não tem um dissipador de calor gigante. Pense nas possibilidades que virão no futuro, apenas pense; pense em como todo esse hardware gigante que nós temos hoje irá diminuir, imagine um PS5 do tamanho de um controle remoto, imagine um PC Gamer do tamanho dos atuais, porém, com 20x mais processamento. Há vários anos que o mercado não tinha uma reviravolta dessas, a intel estava muito confortável, a Microsoft também, e também outras fabricantes, agora é brace yourselves, winter is coming. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3254

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Conheça as pessoas que tornaram este conteúdo possível

Se você gostou do conteúdo, considere fazer uma doação para os colabadores listados logo abaixo, pode ser apenas o valor de um cafezinho:

Você também poderá se interessar por:

27
Mar
Photos

Hora de procurar um emprego

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Já não fazem mais programas de afiliados (CPA) como antigamente

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Quanto custa morar em um barco (Menos do que morar de aluguel)

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Servidor fazendo cache no arquivo .htaccess? Aqui como resolver

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Por que o supremacismo é algo irracional

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

27
Mar
Photos

Vídeo: PSICÓLOGO CRITÍCA POSITIVIDADE TÓXICA | Lutz Podcast [Resposta]

New York, the largest city in the U.S., is an architectural marvel with plenty of historic monuments, magnificent buildings and countless dazzling skyscrapers.

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

DMCA.com Protection Status

Bloqueador de anúncios detectado / Adblocker detected

Adblock

🇧🇷 Anúncios são a nossa principal fonte de renda.
Por favor, adicione o nosso site à lista de exceções do seu bloqueador de anúncios, caso queira visualizar o conteúdo. Prometemos não te incomodar com anúncios popups invasivos. Alguns navegadores, como o Brave, utilizam um bloqueador de anúncios nativo, então pode ser necessário que você abra dois bloqueadores para adicionar o nosso site às listas de exceções.

🇺🇸 Ads are our main source of income. Please add our website to your ad blocker whitelist, if you want to see the content. We promise not to display invasive pop-up ads.
Have in mind that some browsers, such as Brave, use native ad blockers, so you may need to open both blockers to whitelist our website.