Cotação do mercado de criptoativos nas últimas 24 horas. Visualizar todos os criptoativos disponíveis Temos um presentão pra você, descubra.
Cotação do mercado de criptoativos nas últimas 24 horas. Visualizar todos os criptoativos disponíveis Temos um presentão pra você, descubra.
Aqui você se promover e ainda pode ganhar dinheiro.
Saiba +

O que são nichos de mercado, por Wallace Vianna

Compartilhar: 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

5
(1)

Nicho de mercado

Resumo: Nichos são mercados novos onde pouca gente atua ou mercados existentes onde a empresa, profissional ou organização não está atuando.

As dificuldades e a importância de se buscar nichos de oportunidades estão tanto nos tempos de crise como de prosperidade.

Novos nichos

Nichos de Mercado

Quando se fala em nicho de mercado a primeira idéia é de um mercado novo ou pequeno, pouco explorado ou inexplorado. Algo que alguém percebeu como uma necessidade não atendida ou uma demanda que pode ser criada. 
Esse tipo de negócio ou oportunidade pode ser difícil de trabalhar pois eventualmente demanda soluções que ainda não existem, serviços que o mercado não atende e convencimento do consumidor e parceiros comerciais da necessidade (ou valor) daquele novo produto ou serviço.

Problemas de nichos novos

Tive cliente nessa situação, que criou um produto muito útil, uma forma/modelador para sapatos que conserva sapatos novos e até recupera sapatos velhos deformados pelo uso. Nesse caso faltou marketing, pois todo o “dever de casa” (da fabricação à entrega) foi feito, mas sem resultados na época.

Mas isso poderia acontecer com um serviço, também.

Eu mesmo já tive a necessidade e dificuldade de encontrar (para mim e conhecidos) prestadores de serviço para trabalho de publicidade online, feito de modo remoto ou presencial.
Motivo: ou o profissional só sabia atuar no mercado “do seu jeito”, (fazendo o que já conhecia, como no ditado “time que ganha não se mexe”) ou ele não via interesse, por não entender o “novo tipo” de trabalho.

Mercados novos demandam resiliência até para descobrir a abordagem correta para atingir os objetivos. Mesmo com baixa concorrência.

O porém é que mercados novos demandam conhecimentos novos. Se você terceiriza, isso implica em custos maiores e clientes grandes. Se não terceiriza, há o custo do tempo de aprendizado.

Nichos existentes

O outro lado da moeda existe também: nichos de mercados antigos. Nesse caso são áreas de trabalho existentes mas que a pessoa ainda não explora.
Neste caso há facilidade em saber como atingir os objetivos, pois o mercado e prestadores de serviço existem, assim como reconhecimento da importância da atividade, mas há maior concorrência. 

A dificuldade aqui está em como se destacar da concorrência. Quando saí de meu último emprego de longa data comecei a oferecer serviço de apoio à publicidade online (criação de conteúdo para comunicação) e para o qual tinha capacitação mas nunca havia percebido como um negócio.

O “se destacar da concorrência” no meu caso veio através de políticas de preços (entre outros itens, como cobrar e facilitar o pagamento) e boas políticas de organização e prestação de serviços. A organização do profissional muitas vezes acaba sendo tão ou mais importante do que o serviço ofertado, como a embalagem de um produto, que tanto atrai vendas como protege um produto.

Ecossistema de negócios

Mais tarde descobri que esse serviço era melhor vendido junto com outros serviços e que isso gerava um ecossistema de negócios – serviços que alimentam outros serviços complementares. 

Grandes empresas fazem isso: os sites do Google – Gmail, YouTube etc exibem propaganda do Google, sendo esses sites negócios dum ecosistema que traz dinheiro de um para outros (em forma de publicidade). Profissionais ou empreendedores individuais podem fazer o mesmo.

A importância de se pesquisar nichos de negócios ou nichos profissionais em épocas de prosperidade está no fato de que uma atividade nova aumenta nosso portfólio de serviços, “empregabilidade” ou “trabalhabilidade” e inovação, atraindo novos clientes e nos preparando para o mercado de trabalho em épocas de recessão. Como diria a fábula da cigarra e a formiga, devemos trabalhar no verão pensando na época de inverno.

Prós e contras

Outro motivo é que outras áreas relacionadas ao seu trabalho vão ensinar muito sobre o que você já faz, te “tirando da caixa”.        

O profissional que só quer entender de tecnologia vai ser “eternamente” assalariado (ao menos até chegar aos 40 anos e descobrir que “está muito velho” para o mercado) e a empresa que só quer fazer mais do mesmo está fadada a desaparecer num mundo onde as coisas mudam diariamente.

Assim sendo, nichos de mercado são áreas de trabalho ou negócio que devem ser explorados, mas com atenção às dificuldades e lucros existentes.

Wallace Vianna é designer e trabalha com marketing digital.
http://www.wallyvianna.com.br/marketing-digital/  

Wallace Vianna Projetos – Marketing digital

http://wallyviannaprojetos.wordpress.com

Telefone: 21 997043790
WhatsApp: 21 96779 2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Curtiu o conteúdo?

Que tal deixar de comer um pastel só por hoje e doar o dinheiro para os colaboradores? Vamos lá, eles merecem. 😎

Pessoas que tornaram esse conteúdo possível:

    Você também poderá se interessar por:

    A importância de se ter uma Home Page bem elaborada

    A solução para todos os seus problemas

    7 maiores pecados mortais que as escolas e faculdades ensinam e que irão prejudicá-lo como empreendedor, se você deixar

    11 homens de sucesso, reais e fictícios, que poderão servir como lição de vida para você

    Descubra como sobreviver a grande depressão de 2020 que vai suceder o Corona Vírus COVID-19

    Afinal de contas, o que significa Uai?


    Compartilhar: 
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  

    0 Comments

    Leave a Reply

    XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    DMCA.com Protection Status