"O sucesso só será seu quando você desejá-lo mais do que deseja respirar."
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Já viu aquela pessoa que tem o melhor produto da região, mas por hora e outra reclama que o movimento está pouco, que as vendas não vão muito bem, que está pensando em mudar de ramo, etc. e coquinho de Pequi?

Não importa em qual buraco você esteja, é possível obter sucesso em qualquer ramo e em qualquer lugar.
Como assim? Muito simples, clientes gostam de empresas que se preocupem com eles, e há várias formas de se preocupar com seus clientes. Esse artigo está sendo escrito para poder mostrar-lhe algumas delas. Bom, vamos começar:
 
FAÇA PROMOÇÕES



Você poderá, por exemplo, se seu negócio for a respeito de vendas de cachorro-quente, criar um sorteio onde haverá primeiro, segundo e terceiro lugar, no primeiro lugar você poderá sortear uma TV LCD de 32 polegadas, FULL HD (É possível achá-la nova, no Mercado Livre, por apenas 1200 Reais, e da Sony), no segundo lugar, você poderá sortear um Tablet com tela capacitiva, que custa em média R$250,00 (Um dos bons), e no terceiro lugar você poderá sortear um Squeeze personalizado com a logomarca e dados de contato da empresa, que não custa mais de 30 Reais no Mercado Livre.
 
É muito importante fazer promoções, pois elas causam certa euforia no cliente, se você fizer a promoção certa, seu cliente lhe será grato eternamente, e poderá até indicar o seu empreendimento para outras pessoas. Agora, se seu cliente não indicá-lo, também não tem problema, pense em como sua empresa ficará famosa, se você fizer promoções para seus clientes, pois enquanto a concorrência está lá pensando apenas em dígitos, você está aí pensando em sorrisos.
 
SEJA DIFERENTE DA CONCORRÊNCIA (INOVE)
 
O maior problema hoje em dia é a falta de criatividade, as pessoas pensam apenas no dinheiro, se uma empresa consegue ser bem sucedida, outras 10 empresas vão tentar copiar todos os passos que essa empresa utilizou para conseguir sucesso, o que acarretará num mercado onde há várias empresas oferecendo a mesma coisa, ao mesmo nível e que provavelmente irão falir, pois irão participar de uma espécie de sorteio, onde o cliente é que irá girar a roleta para saber qual empresa será escolhida para contratação de serviços ou aquisição de produtos, por que, afinal de contas, se todas oferecem os mesmo serviço e ao mesmo nível, por quê eu me importaria em escolher a melhor, se eu fosse o cliente? São todas iguais mesmo.
 
Suponhamos que você tenha uma escola de informática, todos nós sabemos que a faixa etária da maioria das pessoas que fazem cursos nessas escolas é de 15 à 20 anos de idade, ou seja, o público jovem, que tal colocar máquinas de fliperama na recepção? Uma lanchonete talvez, mesas, cadeiras, um ambiente com música, faça algo bem agradável, faça com que seus futuros clientes queiram estar ali. Então eles ingressam no curso, e aí? Dentro da sala de aula não pode ser diferente, é preciso ter algo que possa entretê-los, para que possa melhorar o aprendizado e não deixar o ambiente entediante, começando pelo professor, que precisa ser uma pessoa animada e compreensiva, nada de colocar alguém que se acha o gênio da maracutaia e que só irá lá para humilhar seus alunos. Outra coisa seria fazer pequenos concursos em sala de aula, por exemplo, 30 pontos para quem fizer uma dissertação sobre como formatar um computador, instalar o Windows e deixá-lo pronto para utilização, algo simples, mas com uma recompensa para incentivar a pessoa a correr atrás, algo que a pessoa poderá fazer em menos de 1 hora e que valerá pontos suficientes pelos próximos 3 dias.
 
DEIXE DE SER EGOÍSTA
 
Não seja o reclamão de barriga cheia, a pessoa mesquinha que tem tudo o que precisa ao seu alcance, mas que não quer abrir mão de uma simples migalha de pão.
 
Vamos utilizar o negócio de cachorro-quente como exemplo. É muito comum encontrar por aí pessoas que colocam água no ketchup (Para render), que muitas vezes até limitam o uso dos molhos, que não oferecem nenhum tipo de conforto para seus clientes (Mesas, cadeiras...) e que só atendem com a “cara fechada”, ou seja, mal-humoradas. Isso chega a ser contraditório, pois um dos negócios de renda extra que exigem pouco investimento e que está entre os mais promissores é esse de vendas de Hot-dog, é algo pra tirar em média de 2000 â 3500 Reais só de lucro, caso você trabalhe sozinho com um carrinho! Isso mesmo, lucro, não estou falando do fluxo de caixa, estou falando do dinheiro que você irá ganhar para gastar com o que você quiser, sem se preocupar em prejudicar a sua empresa. Então se você lucra tudo isso, por que não tirar um pouco dessa quantia para ajudar a melhorar seu empreendimento? Por exemplo, aquele queijo Cheddar lá no meio do lanche pode fazer uma grande diferença, vai passar uma ótima impressão para o cliente, pois é uma delícia, então alguém ou até mesmo você acaba falando que vai ficar caro, que você vai desperdiçar dinheiro, surgem 1001 obstáculos no seu caminho, mas pare pra pensar, se você sua média de lucro for, por exemplo, 3000 Reais, por que não tirar uma diferença de 100 Reais para incrementar o seu cardápio? Você não vai morrer por causa disso, não vai deixar de pagar aluguel, fazer feira ou ter seus momentos de lazer com a família, então larga de ser pão-duro e faça isso logo, isso poderá até aumentar os seus ganhos, imagine as pessoas comentando:
 
- O cachorro-quente do Zé é uma delícia
- É mesmo, onde fica?
- Fica a duas quadras daqui, só você perguntar naquela padaria ali.
 
TENHA UM SITE
 
Todo negócio que se preze precisa ter um site, e com domínio próprio, além disso, nada de criar um Powered by Blogger, e não invente moda, se você não tem noções de Web Design, contrate um profissional para criar um site de verdade, quanto ao domínio, um site com o nome de marceloturismo.com.br é muito mais profissional do que marceloturismoehotelaria23.blogspot.com.br.
 
Seu site não precisa ser um portal, coloque apenas o necessário nele, seja claro e objetivo, 1 minuto que o seu cliente gastar na sua empresa virtual equivale a 10 minutos que ele gastar na sua empresa física, por assim dizer.
 
Mais uma vez, o exemplo do cachorro-quente, se esse for seu tipo de negócio, coloque a descrição da sua empresa, seu cardápio, mapa, Google Street View e contato no site. Não entupa o site com propagandas, pense nele como seu ambiente de trabalho, se estiver sujo e bagunçado, não vai agradar ninguém.
 
UTILIZE O PODER DAS REDES SOCIAIS
 
Essa parte é parecida com a parte do site, crie uma página no Facebook, pegue a Facebook Like Box e a insira no seu site, poste fotos dos seus produtos nessa página, o resto é o resto. Você verá fãs surgindo de todas as partes e toda vez em que publicar uma atualização nessa página, ela será visualizada pelos seus fãs. Isso poderá servir até como forma de divulgação para o seu site.
 
TENHA UM CARTÃO DE VISITAS
 
Crie um cartão de visitas bem bolado, de preferência em PVC, mas que não seja transparente, cartões PVC transparentes costumam vir com baixa qualidade de imagem, devido ao plástico ruim que utilizam na hora da impressão, e muitas empresas até economizam na tinta. No seu cartão coloque uma frase legal, por exemplo, se você for dono de um restaurante e vender frango assado, você pode colocar uma frase assim:
 
Coitada da galinha, deu até pena dela...
O frango mais delicioso da região você só encontra aqui!
 
Como pôde observar, primeiro faz-se uma piada, depois a propaganda.
Insira seu telefone para contato, seu link do Facebook, Twitter, telefone para contato e site. Não perca seu tempo listando tudo o que sua empresa oferece, certas empresas listam cada serviço/produto no cartão, por exemplo, “Tobias Informática - formatação de computadores, vendas de impressoras, cartões de memória, computadores, Tablets, celulares, desenvolvimento de softwares e criação de sites”, e por aí vai, mas para quê?
 
É uma loja de informática, todo mundo sabe que vendem computadores em lojas de informática, o mesmo vale para impressoras, tablets, cartões de memória, formatação de pcs, mas e quanto ao desenvolvimento de softwares, criação de sites e vendas de celulares? Você pode até colocar isso no cartão, como uma forma de complemento, mas não ficaria muito legal. O que estou tentando dizer é que seu cartão de visitas tem que ficar o mais simples e bonito possível, a única coisa que realmente importa ter nele é sua logomarca, slogan e uma forma pela qual seu cliente possa entrar em contato com você.
 
INVISTA



Se você quiser crescer, você precisa aprender a investir, não somente em seu negócio, mas também em você e em seus funcionários, faça um Coaching com cada pessoa da sua empresa, inclusive com você mesmo. Quanto à empresa, invista nas suas instalações, se seu negócio for um Cybercafé ou um restaurante, por exemplo, que tal deixar uma música de fundo ao estilo Jazz, mas bem baixa, pra servir apenas como música ambiente, ou contratar uma banda de Jazz para tocar todos os sábados, isso traz mais clientes e faz com que sua empresa fique famosa. Ambiente amadeirado, móveis de fino gosto, máquina de fliperama, atendentes bem treinados para atender a qualquer tipo de cliente, e por aí vai.
 
Seja criativo, você não pode pensar na sua empresa somente como uma máquina de fazer dinheiro, faça com que ela seja sua segunda casa e que seus clientes sejam seus anfitriões, desperte neles o desejo de querer voltar à sua casa para fazer negócios.
 
Seja como o Gentleman milionário que dá festas beneficentes constantes em sua mansão. O cara que todo mundo quer estar perto, ou então seja como aquele amigo que está sempre te chamando pra ir pescar com ele, que te chama pro churrasco na casa dele, e não apenas nos momentos de lazer, mas que está lá sempre para ajudá-lo quando você precisa.
 
Isso é uma empresa, é uma máquina de resolver problemas reais, se seu cliente estiver cansado, relaxe-o com um bom Drink ou com um SPA, se seu cliente o estiver aguardando na recepção, faça com que seus funcionários o digam para utilizar a internet, o fliperama, o SPA, ou qualquer outra forma de entretenimento fornecida pela empresa, enquanto você estiver ausente. Se for um cliente antigo, dê um brinde a ele, talvez aquele par de ingressos que ele tanto queria para ir ver o jogo de seu time favorito e que você miraculosamente adivinhou que ele queria isso. Saiba negociar, trate-o bem, não converse com ele com cara de cansaço, de raiva, ou de tédio, tenha sempre um sorriso no rosto, se importe com ele, por exemplo, se sua empresa não tiver a solução que ele precisa, diga que você irá procurar por uma empresa que irá resolver o problema dele, vá ao Google, lista telefônica, procure o telefone e endereço, e passe para ele, ajudar ao próximo não machuca, nem dói.
 
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Matheus Lopes
Author: Matheus Lopes
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